domingo, 24 de novembro de 2019

Trabalho Final



Universidade de Brasília - UnB
Faculdade de Ciência da Informação
Curso de Arquivologia
Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental
Professor: André Lopez

Trabalho Final Diplomática e Tipologia Documental
Grupo ArquiVET

Integrantes:
Bruno Rodrigues Flauzino - 17/0100928
Estefanie Estevam Alves - 17/0102670
Eric Lopes de Souza - 17/0102670
Israel Luiz Viana Moreira - 17/0121241
Janynne Lima Gonçalves Pereira - 17/0059421

Trabalho Final
      
O grupo Arquivet teve inspiração nos grupos aurquivo bom pra cachorro, arquivo e saúde, arquivo sustentável, pote vermelho e diplomed. Foi criado com o objetivo de realizar os trabalhos da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo professor André Porto Ancona Lopez da Faculdade de Ciência da Informação no curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. O grupo teve início na aula do dia 14/08/2019 e é formada pelos integrantes: Bruno, Eric, Estefani, Israel e Janynne.

Inicialmente tivemos que produzir o documento de criação do grupo. Foi um contrato de constituição publicado no dia 14 de agosto que definia a finalidade do grupo, sua duração e possuía as assinaturas de seus componentes.

A partir desse ponto criamos uma empresa fictícia de onde partiríamos para o desenvolvimento de atividades de análises documentais. A empresa chamada Arquivistas para PET possuía a missão de prestar serviços arquivísticos para clínicas veterinárias e/ou empresas ligadas ao mundo animal.

Nós tivemos o compromisso de criar um blog do grupo pela plataforma blogspot para a postagem dos exercícios e demais atividades ao decorrer da disciplina em conjunto com o blog diplomática e tipologia da disciplina.

Link do nosso blog:

Link do blog da disciplina:

Link do plano de classificação:
Criamos um plano de classificação para o fundo do grupo Arquivet e fizemos a análise diplomática de cada uma das espécies documentais contidas neles identificando cada função pertinente a cada ato do grupo.
As primeira análises desenvolvidas foram realizadas a partir de um fundo fictício (MCEbyte) fornecido pelo professor para que pudéssemos experimentar como são feitas as análises e conhecer conceitos de séries documentais, função, validação e outros conceitos relacionados, aplicando o modelo mínimo de análise diplomática de acordo com o texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores.

Ao longo da disciplina foram sendo criados diversos documentos que faziam parte de dois fundos distintos, sendo um do grupo Arquivet e outro da empresa fictícia Arquivistas para Pets criada por nós.

Nesse meio tempo realizamos também atividades sobre falsificação de documentos, analisando como podemos verificar a autenticidade e veracidade dos documentos, seus sinais de validação e possíveis situações de fraudes em documentos a partir de um texto estudado de autoria de Daniella Larcher.

Aprendemos ainda sobre o programa Bizagi e como o desenvolvimento dos fluxogramas pode auxiliar no entendimento do trâmite dos documentos e as características de cada evento por meio de uma forma mais dinâmica e ilustrativa. 

Por fim oficializamos o projeto e roteiro da nossa oficina de diplomática onde oferecemos ao público no dia 18 de novembro uma experiência de toda a disciplina e a importância da arquivologia.

Ao longo da disciplina foram sendo criados diversos documentos que como podemos perceber faziam parte de dois fundos distintos sendo um do grupo de trabalho e outro da empresa fictícia criada.

A disciplina de diplomática contribuiu para o amadurecimento acadêmico dos membros do grupo, e no reconhecimento e formulação de um documento genuíno, algo no qual não havíamos tido nenhum direcionamento até então, sendo que se trata de uma das partes mais importantes para a profissão de arquivista nos auxiliando no exercício da profissão e no apoio de estudantes do curso tirando as dúvidas em relação ao assunto que ainda não viram. Ter a capacidade de formatar e criar um documento, além de identificar todos os componentes da estrutura de um documento já existente, bem como defini-lo

A tipologia nos ajudou a compreender a importância de um plano de classificação ao estudar a espécie, função, tipo e série documental. Foi a melhor disciplina da FCI que abordou fortemente a análise tipológica sobre um plano de classificação, ajudando o aluno a criar um plano de classificação decente, quando estiver no mercado de trabalho exercendo a profissão.  
Em relação a contribuição dos produtos, o blog como uma ferramenta de ensino-aprendizagem foi essencial para a interação do grupo com a disciplina, nele podemos nos enxergar como um fundo à partir das publicações que compõem nosso acervo, além disso, conseguimos ver o trâmite dos documentos e a relação de organicidade, em comparação as postagens anteriores. Aos poucos o grupo foi aprendendo a análise diplomática e tipológica nos documentos e a sua importância, que é uma obrigação para nós, graduandos de arquivologia.

O blog também simula o cotidiano de um arquivista dentro de uma instituição, identificando a função de cada documento, denominação de um documento, identificação da série, e se trata-se ou não de um documento arquivístico e de um documento genuíno, para sua segurança na incorporação do fundo. 

A oficina, foi a experiência que nós mais aprendemos, pois explicando para o público tudo o que estudamos no semestre, foi desafiador e ao mesmo tempo prazeroso ao transmitir o conhecimento para quem nunca ou teve pouco acesso ao curso e ao assunto de análises diplomática e tipológica, esse evento foi marcante e foi uma das disciplinas que mais contribuiu para a formação arquivística, onde fomos preparados para apresentar para universitários de variados cursos.

Também fizemos uma oficina virtual, quem perdeu a presencial, é só acessar: 



A atuação prática da oficina e a demonstração facilita o entendimento para o aluno e para o público, e estimula outros estudantes a conhecerem a arquivologia, que é uma boa forma de propagar o curso por estudantes da área.

Utilizamos o cartão de vacina para melhor exemplificar ao público a análise diplomática e tipológica, o documento é rico em elemento de validação, sendo: Carimbo do veterinário com CRM, data de aplicação de vacina, Selo contendo a denominação e fórmula da vacina, e assinatura. A análise tipológica foi feita utilizando o cartão de vacina em função do dono do pet e para a clínica, que possui funções diferentes para cada um. Exemplo: Para o dono do pet, o cartão de vacina é para controle médico, e para a clínica é para controle de paciente.




Referências bibliográficas

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2005.

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Terezinha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.



Nenhum comentário:

Postar um comentário